Ir para o conteúdo
acessibilidade


access
Página de Acessibilidade

Nossa História

QUEM FOI FREI ROQUE 

Nascido em 16 de março de 1915 em Cancellara - Itália, entrou para a Ordem Franciscana no ano de 1930 em Lauro di Nola - Itália, sendo ordenado sacerdote em 1938. Em 1947 veio para Olímpia - SP como pároco e responsável pela missão denominada "Comissariado Franciscano do Sagrado Coração de Jesus", porém logo foi para outras regiões retornando à cidade em 1978 já como pároco da igreja Nossa Senhora Aparecida onde permaneceu até seu falecimento em 12 de outubro de 1978. Em 2002 teve seu corpo transladado para a Capela Mortuária da Custódia localizada no município de Mirassol - SP. 

Frei Roque foi um homem de inteligência singular, possuía uma cultura geral impressionante, exímio conhecedor do português, latim e grego clássico, além do italiano. Seus colegas o admiravam nas disputas de declamações de memória de poemas longos em latim e grego e era também um excelente jogador de xadrez. A poesia estava em suas veias e compôs centenas delas. Foi um orador fluente, com palavras simples, profundidade teológica e existencial, sabendo dirimir e explicar qualquer dúvida sobre a doutrina cristã a qualquer pessoa incluindo as crianças. Passou pelas cidades construindo e evangelizando como franciscano simples.

 

SUA LIGAÇÃO COM O EDUCANDÁRIO

Frei Roque havia sonhado com uma obra social que acolhesse adolescentes e proporcionasse a eles uma oportunidade de iniciação profissional, porém antes que o projeto se realizasse, ele faleceu. No entanto, seu sonho não foi esquecido e em 15 de julho de 2006, criou-se o Educandário Frei Roque Biscione dirigido pela ONG Humanizar, sendo inaugurada em 21 de Abril de 2008. Desde então, crianças e adolescentes frequentam as oficinas e cursos oferecidos pela instituição, ampliando seus conhecimentos e desenvolvendo suas habilidades. Está surpreendendo positivamente ao longo do tempo, abrindo novas e promissoras perspectivas de futuro para crianças e jovens carentes. 

Objetivo do educandário é oferecer um processo de integração da comunidade na formação de atividades de apoio sócio-educativo para adolescentes, jovens adultos, mantendo gratuitamente cursos de capacitação, difundindo atividades esportivas, culturais, ambientais e estimular o desenvolvimento do pleno exercício de cidadania.